Osteoporose: cuide da sua saúde óssea

Osteoporose: cuide da sua saúde óssea

Durante nossa vida toda, os ossos são responsáveis por sustentar nosso corpo, além de dar estabilidade, equilíbrio e força. 

Com o passar dos anos, junto ao envelhecimento, eles começam a ficar fracos, podendo causar a osteoporose. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros são afetados por essa enfermidade.

“A osteoporose pode ser uma doença genética ou desenvolvida por conta dos nossos hábitos diários, portanto é necessário prevenir esse mal com mudanças, pois a doença pode desencadear graves problemas. Podemos nos defender da osteoporose ao manter uma alimentação rica em cálcio, praticar exercícios físicos regularmente, realizar exames gerais, tomar sol frequentemente (por conta da vitamina D) e evitar o estresse”, explica  a Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia.

Para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde óssea, o dia 20 de outubro foi escolhido como data para o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose. Saiba mais sobre essa doença, como é feito o tratamento e os modos de prevenção.

Sintomas da osteoporose
Essa enfermidade tem como principal sintoma a fratura, seja no punho, fêmur ou coluna. De forma secundária a pessoa que possui osteoporose pode apresentar:

  • Dor ou sensibilidade nos ossos
  • Postura encurvada (corcunda)
  • Dores no pescoço e região lombar
  • Diminuição da altura

Causas
A osteoporose é comum mais na terceira idade devido à diminuição da composição de massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais finos e frágeis, possibilitando mais riscos de fratura ou trauma.

Além da idade, alguns hábitos cultivados durante o decorrer da vida podem também ocasionar a patologia como alimentação ruim, com poucos nutrientes e cálcio; sedentarismo; alcoolismo; tabagismo; falta de vitamina D.

“O motivo das dores é variado e depende de diversos fatores, como postura, genética, peso, sedentarismo e temperaturas climáticas. A origem do desconforto pode ser predominantemente biomecânica, infecciosa, inflamatória ou autoimune e o seu reumatologista saberá exatamente como te direcionar. Portanto, procure um médico para um diagnóstico certeiro”, aconselha a Dra. Claudia sobre os primeiros sinais de incômodo.

Tratamento 
De acordo com a reumatologista, a osteoporose não tem cura. Mas, é possível de ser tratada visando melhor qualidade de vida ao paciente. 

Após a análise do caso, o médico responsável pode indicar o uso de medicamentos para aliviar as dores, junto a suplementos vitamínicos para suprir falta de cálcio ou vitamina D. 

A prática de uma atividade física de baixo impacto também auxilia no tratamento, trabalhando melhor o corpo e diminuindo a ocorrência das dores.

Prevenção
Com os cuidados necessários, a osteoporose pode ser evitada durante o envelhecimento. Para isso é preciso adotar hábitos de vida mais saudáveis, como:

  • Ter uma alimentação rica em nutrientes;
  • Realizar consultas periodicamente;
  • Praticar algum exercício físico;
  • Fazer reposição de vitamina D ou cálcio quando necessário;
  • Não fumar, nem beber.

Tendo cuidado com a saúde, praticando exercícios e se alimentando bem, é possível evitar a osteoporose, além de outras doenças comuns na chegada à terceira idade.

Crédito da imagem: Natali Mis - iStock.