Dor de cabeça pode ser originada por problemas de coluna

Dor de cabeça pode ser originada por problemas de coluna

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) estima que 93% da população brasileira já sentiu algum tipo de dor de cabeça, sendo que 31% desse total precisa de um tratamento clínico para eliminar o problema. Existem mais de 150 tipos de dor de cabeça e as mais conhecidas são a do tipo tensional e a enxaqueca.

Na maioria das vezes, a cefaleia é consequência de algum problema de saúde, ou seja, um sintoma de algo que não está bem. O que muita gente não sabe é que inflamações nas articulações, má postura e desvios na coluna vertebral podem ser os motivos de constantes dores de cabeça.

Na maioria das vezes a pessoa com dor de cabeça toma um analgésico e acha que resolveu o problema. Isso é um erro. O analgésico alivia o sintoma, mas não resolve a causa da dor, que pode ter várias origens.

Se a dor é constante, deve ser investigada por um especialista.

Veja a seguir, os principais esclarecimentos sobre o problema, feitos pelo neurocirurgião, especializado pela Harvard Medical School, Dr. Cezar Augusto de Oliveira. 

Qualquer dor de cabeça indica algum impacto na coluna? Não, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem mais de 150 tipos de dores de cabeça, sendo que 15% a 20% delas são decorrentes de problemas na coluna cervical. 

A dor de cabeça derivada de problemas da coluna tem alguma nomenclatura específica? O nome dado à dor que se desenvolve por conta da má-postura, tensões, traumas, doenças ortopédicas e neurológicas que afetam a estrutura da coluna, na região do pescoço, mas se manifesta na cabeça e face, é Cefaleia Cervicogênica. 

Como podemos identificar quando essa dor é derivada da coluna? A primeira coisa é, com certeza, consultar um médico a qualquer sinal de dor. Os principais sintomas que indicam cefaleia cervicogênica são: dor de cabeça em apenas um lado, de modo contínuo (sem pulsação) e intensidade moderada. Ela pode acompanhar dor na coluna cervical, entre as vértebras C1 e C3, e provocar dificuldade para os movimentos habituais do pescoço.

Como ocorre essa relação entre dor de cabeça e coluna vertebral? Este problema acontece porque as raízes nervosas localizadas entre as vértebras C1 e C3 possuem o mesmo canal que o nervo trigêmeo, que se estende até a face, nas regiões ocular, mandibular e maxilar. Dessa forma, quando os nervos da cervical C1 e C3 sofrem algum dano ou compressão, podem irradiar sua dor para a região do trigêmeo. 

Como tratar essa cefaleia? Vamos agir para tratar a causa do problema na coluna e isso refletirá no cessamento das dores de cabeça. Dentre as opções de tratamento, estão medicamentos orais ou de infiltração; anestesia localizada; denervação facetaria por radiofrequência, para suprimir a comunicação de dor entre o nervo e o cérebro; indicação de fisioterapia, para fortalecimento muscular e alinhamento postural; e cirurgia, quando necessária.

Crédito da imagem: iStock