Dia Mundial do Rim: por que é importante cuidar da saúde renal?

Dia Mundial do Rim: por que é importante cuidar da saúde renal?

Um dos órgãos responsáveis pelas principais funções vitais do organismo humano são os rins. No entanto, a maioria da população não dedica os cuidados necessários para que eles funcionem plenamente durante toda a vida, favorecendo assim o surgimento de problemas renais. 

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que atualmente haja no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de vários fatores. A Doença Renal Crônica (DRC) causa, pelo menos, 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

Para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os rins, é celebrado anualmente, na segunda quinta-feira de março, o Dia Mundial do Rim, uma iniciativa idealizada pela International Society of Nephrology (ISN). No Brasil, o tema “Vivendo bem com a doença renal” foi a escolha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para guiar este ano as iniciativas de conscientização sobre os cuidados e prevenção dos sintomas das doenças renais.

Localizados na região posterior do abdômen, os rins têm a função de filtrar o sangue para fazer o controle da quantidade de água e de sal no organismo, eliminando assim todas as impurezas, toxinas, medicamentos e outras substâncias ingeridas. Quando em bom funcionamento, o órgão também ajuda a controlar a hipertensão arterial e produzir hormônios que impedem a anemia e a descalcificação óssea. 

Para a prevenção de doenças renais, a SBN recomenda que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta com um médico nefrologista, que solicitará exames de dosagem da creatinina no sangue e exame de urina.

Prevenção e diagnóstico
O acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico de qualquer tipo de doença renal, porque todas elas são silenciosas, sem sintomas maiores. De acordo com informações do Ministério da Saúde, estima-se que um em cada dez brasileiros vai desenvolver um tipo de doença nos rins em algum momento da vida. 

A prevenção contra as doenças renais começa quando a população sabe quais são os fatores de risco. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fumo e o uso de medicações nefrotóxicas, entre outros, podem comprometer a função dos rins. Portanto, quem apresenta essas condições precisa buscar orientação médica para manter esse órgão saudável.

Além disso, cuidados gerais com a saúde são importantes para proteger os rins. Práticas como exercícios físicos regulares, controle do peso, controle da pressão, hidratação constante e controle do colesterol e da glicose contribuem para o bom funcionamento do organismo. 

Algumas consequências
O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é um dos principais problemas que afetam a saúde desse órgão. As formações endurecidas surgem devido ao acúmulo de cristais presentes na urina e podem causar dores extremamente fortes na região das costas e do abdômen. O tratamento do cálculo renal dependerá do estágio da crise. O médico pode indicar o uso de medicamentos e, ainda, a litotripsia, bombardeamento das pedras por ondas de choque, para que os fragmentos sejam eliminados pela urina ou mesmo cirurgia. 

Já a Doença Renal Crônica (DRC), que está associada a duas doenças de alta incidência na população brasileira, hipertensão arterial e diabetes, é a condição na qual os rins perdem de forma progressiva a capacidade de realizar suas funções básicas. É um problema que não tem cura, mas que pode ser evitado se tomados os devidos cuidados preventivos. 

Aproveite a data e cuide da sua saúde renal!

Crédito da imagem: Natali_Mis - iStock