Dia Mundial da Pneumonia

Dia Mundial da Pneumonia

Instituído em 12 de novembro, o Dia Mundial da Pneumonia ganha ainda mais importância em tempos de covid-19. 

Assim, para você saber mais sobre a condição e sua relação com o novo coronavírus, a Oncoprod Sar entrevistou a Dra. Rosemeri Maurici da Silva, coordenadora da Comissão Científica de Infecções Respiratórias e Micoses da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) que nos falou com mais detalhes sobre a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC). 

Oncoprod Sar: qual a importância do Dia Mundial da Pneumonia?
Dra. Rosemeri: a data é importante para reforçar as informações sobre sintomas, tratamento e prevenção, diminuindo complicações e óbitos por pneumonia adquirida na comunidade, principalmente.

O: o que causa a pneumonia? A doença é transmissível? 
Dra. RM: os principais agentes das Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC) são bactérias e vírus. Esses agentes habituais da PAC não são transmitidos de pessoa a pessoa.

O: quais são os fatores de risco para a pneumonia? Ela é mais comum em determinada faixa etária?
Dra. RM: pessoas com doenças crônicas respiratórias ou não respiratórias (cardiopatias, pneumopatias, diabetes, por exemplo) apresentam maior risco para pneumonia bem como aquelas patologias que causam modificações na arquitetura pulmonar (como, por exemplo, as bronquiectasias). Outras condições de risco são as que ocasionam imunossupressão (primária ou adquirida). Os extremos etários são os mais acometidos (muito jovens ou idosos).

O: quais são os sintomas da pneumonia? Quando esses sinais indicam que devemos buscar ajuda médica?
Dra. RM: o quadro clássico de pneumonia caracteriza-se por tosse, expectoração, dor torácica ventilatório-dependente (associada à falta de ar) e febre. Pode ainda, em situações específicas, causar confusão mental, hipotensão arterial, dispneia (falta de ar) e taquipneia (aumento da frequência respiratória).

O: como é feito o tratamento?
Dra. RM: o tratamento da Pneumonia Adquirida na Comunidade é realizado com antibióticos e medicação sintomática, tratamento de doença de base (se houver) e medidas de combate à insuficiência respiratória ou septicemia (infecção generalizada) nos casos que cursam com estas complicações. Vale lembrar que a doença tem cura quando realizado o tratamento adequado.

O: quais os males para saúde se não tratada?
Dra. RM: se não tratados, os quadros de pneumonia podem ter complicações como insuficiência respiratória, septicemia e sequelas pulmonares, como bronquiectasias. O óbito é uma possibilidade, quando não tratada adequadamente. 

O: qual a relação da pneumonia com a covid-19? Como diferenciar as doenças para buscar o tratamento correto?
Dra. RM: a covid-19 pode cursar com uma pneumonia específica, causada pelo vírus SARS-Cov-2, que tem por característica não apresentar expectoração e causar falta de ar. A covid-19 pode predispor à infecção por bactérias e, então, ocorrer duas condições associadas: covid-19 e pneumonia. A diferenciação está em manifestações clínicas diferentes ou sobrepostas.

O: como se dá o tratamento para a pneumonia causada pela covid-19?
Dra. RM:  o tratamento é direcionado à insuficiência respiratória se ela estiver presente. Se houver infecção bacteriana associada são utilizados antibióticos. Nos casos graves de pneumonia por COVID-19 está indicado o uso de corticoide.

O: é possível prevenir a pneumonia? Como?
Dra. RM: mantendo o sistema imunológico saudável por intermédio de boa alimentação e bons hábitos e tratando as doenças concomitantes. Existem ainda vacinas específicas para Pneumococo (que é o principal agente causador da pneumonia) para determinados grupos e faixas etárias, que auxiliam na prevenção. Muito importante também a vacinação anual contra a gripe.

Crédito da imagem: dragana991/ iStock