A vacinação como aliada na prevenção de doenças

A vacinação como aliada na prevenção de doenças
A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os agentes infecciosos presentes nas vacinas. Dessa forma, quando o organismo é exposto a esses agentes infecciosos, ele já está preparado para combatê-los, evitando que a doença se desenvolva.

Confira algumas das vacinas essenciais para proteção da saúde:

1. Febre Amarela
A vacina é eficaz no combate da doença que é transmitida por meio da picada do mosquito e, em suas manifestações mais graves, pode provocar a morte.

2. Gripe
A vacina protege contra os tipos de influenza que estão circulando com mais frequência na região no ano base do seu calendário de aplicação.

3. Hepatites A e B
Crianças recebem vacinas contra as infecções do fígado causadas pelos vírus da hepatite A e B nos primeiros meses de vida. Para a hepatite B, especificamente, são necessárias três doses, administradas ao nascer, aos dois e aos quatro meses de vida.

4. HPV 
A imunização protege contra o papiloma vírus humano, infecção provocada por vírus que atacam as mucosas, como genitais, bocas e ânus, de homens e mulheres.

5. Tríplice bacteriana
É essencial que gestantes, assim como todas as pessoas que convivem com crianças com idade inferior a dois anos, estejam com a vacina em dia. A vacina protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche.

Além de zelar pela saúde individual, a vacinação também é fundamental para a saúde pública. Quando uma grande parte da população é vacinada, ocorre o que chamamos de imunidade coletiva ou de rebanho. Isso significa que, mesmo as pessoas que não foram vacinadas, ficam protegidas porque a doença não circula com tanta intensidade na sociedade.

Agora, temos ainda as vacinas da gripe e do Covid-19, que têm sido essenciais para o combate das doenças, evitando tantos casos graves e, consequentemente, óbitos.

Fonte: especialmed.com / einstein.br 
Crédito da imagem: iStock.com/Strelciuc Dumitru