21 de agosto: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21 de agosto: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem início no dia 21 de agosto e é uma importante iniciativa para promover a conscientização, a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas que vivem com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. 

Essa data é um momento significativo para reforçar o quão importante é buscar conhecimento e combater preconceitos, visando criar um ambiente mais inclusivo, justo e acolhedor para todos.

O que é Deficiência Intelectual e Múltipla?

Deficiência Intelectual (DI) é uma condição que se manifesta por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades, como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, saúde, segurança e entre outras. É uma condição que pode se manifestar desde a infância e acompanhar a pessoa ao longo da vida.

Deficiência Múltipla (DM), por sua vez, é caracterizada pela associação de duas ou mais deficiências, como a combinação de deficiência intelectual com problemas físicos, sensoriais ou outras condições que afetem o desenvolvimento e a funcionalidade da pessoa.

Importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento crucial para aumentar a visibilidade e a conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com DI e DM, bem como suas famílias e cuidadores. 

O evento busca direcionar a sociedade sobre a importância de acolher e respeitar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, proporcionando-lhes oportunidades de participação em todos os aspectos da vida em sociedade, desconstruindo estereótipos e preconceitos, incentivando atitudes mais empáticas e inclusivas.

Além disso, é uma oportunidade para reforçar a luta por políticas públicas que garantam os direitos e a acessibilidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em diversas áreas, como educação, saúde e trabalho.

Deficiência Intelectual e Múltipla no Brasil

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, representando aproximadamente 23,9% da população do País. Desse total, aproximadamente 2,6 milhões de pessoas possuem deficiência intelectual e múltipla.

Cada indivíduo possui talentos e potenciais únicos, e é dever da sociedade criar um espaço onde todos possam se desenvolver e contribuir plenamente. É pelo respeito e valorização da diversidade que pode-se construir uma sociedade mais justa, inclusiva e transformadora para todos.

Fontes: apaebrasil.org.br/ abem.org.br / ibge.gov.br
Crédito da imagem: iStok.com/Makhbubakhon Ismatova